Blog

O que são matérias-primas para sorvetes? Entenda!

Se você está abrindo uma sorveteria ou se já atua na área há algum tempo, pode ser necessário entender diversas questões relacionadas ao negócio, como saber o que são as matérias-primas para sorvetes. Essenciais para a fabricação da deliciosa sobremesa, os insumos para sorvetes cumprem papel fundamental na garantia da qualidade do resultado final. Ou seja, quanto melhor esses elementos, melhor será o seu sorvete e mais sucesso ele fará com as pessoas.Veja abaixo um pouco mais sobre esse assunto!

O que são matérias-primas para sorvetes? Entenda!
Como as matérias-primas para sorvetes influenciam o resultado final?
As matérias-primas para sorvetes influenciam muito na qualidade final da sobremesa. Além disso, elas também vão influenciar na questão nutricional e calórica, fazendo com que haja uma indicação diferente para cada tipo de dieta. O sorvete que tem base de leite possui mais gordura, por exemplo, e costumam ser mais comuns, devido à cremosidade e sabor. Porém, no mercado também existem sorvetes à base de água, que garantem um valor energético menor e são indicados para intolerantes à lactose ou para pessoas com restrição calórica. Além disso, também existem sorvetes à base de frutas, feitos com polpas e até mesmo com suco e pedaços da fruta in natura. Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma das matérias primas mais utilizadas para sorvetes. Veja!
 
1- Emulsificantes:
 
Os emulsificantes são os responsáveis pela emulsão, ou seja, pela distribuição do ar capaz de misturar dois elementos e garantir maciez e cremosidade ao sorvete. O emulsificante é fundamental para garantir um sorvete cremoso e que derreta de maneira homogênea, evitando aquele aspecto de derretimento desigual, comum aos sorvetes mais simples. Assim, com um bom emulsificante, você tem um sorvete gostoso para o consumidor final e que também dura bem mais, evitando o desperdício com o derretimento inadequado.
 
2- Estabilizantes
 
Os estabilizantes mais comuns são os hidrocolóides. Eles são indispensáveis para que se evite formar cristais de gelo no sorvete, algo muito comum em produtos congelados. Mas, claro, em um sorvete, queremos cremosidade e um aspecto mais macio. Sendo assim, o estabilizante chega para garantir que isso aconteça. Além do mais, os estabilizantes podem ser utilizados em caldas também.
A qualidade do seu estabilizante vai ser fundamental para um sorvete macio, gostoso e cremoso, que é o que todo mundo espera ao provar essa sobremesa.
 
3- Saborizantes
 
Os saborizantes são as matérias-primas para sorvetes que garantem que o produto se torne mais atraente, tanto visualmente, quanto para o paladar. Mas, ultimamente utiliza-se produtos mais naturais, como a própria polpa da fruta ou a fruta in natura no lugar dos saborizantes. Sendo assim, a quantidade é cada vez menor, o que não impede de escolhermos sempre os saborizantes mais adequados e de melhor qualidade quando formos fabricar sabores que possuem mais dificuldade de gerar aspecto atrativo visual, como os sorvetes que não são de frutas, por exemplo.
 
Além desses produtos que citamos, ainda será necessário utilizar água, gordura e glicose, que pode ser encontrada em pasta, por exemplo. O importante é que se o sorvete sempre tenha ingredientes selecionados e de alta qualidade, porque é isso que irá torná-lo de excelência!
 
Gostou das informações de hoje? Entre em nosso site e veja as matérias-primas para sorvetes que temos para venda! Até a próxima!



O que são matérias-primas para sorvetes? Entenda!

QUE TAL RECEBER AS MELHORES OFERTAS EM SEU EMAIL?

Promoções, informações, atualidades, tudo o que você precisa saber sobre, novidades, tendências, estilo e muitas vantagens que você não pode perder. Assine agora!