O armazenamento de produtos na sorveteria pode gerar muitas dúvidas, especialmente para quem está começando agora a empreender na área. Afinal, estamos falando de produtos perecíveis em sua maioria e que exigem muitos cuidados para que não causem problemas. Veja abaixo algumas dicas importantes sobre o assunto!
Sem mais delongas, vamos às dicas que separamos!
O sorvete deve sempre ser armazenado em outro local, separado de alimentos diversos. Isso deve ser seguido ainda mais à risca quando falamos de carnes e peixes, que podem deixar odor forte no sorvete armazenado. Mas mesmo frutas devem ser armazenadas em local separado para evitar contaminação. Ou seja, utilize apenas um único freezer para a sobremesa!
Além de outros alimentos, também é importante separar bebidas do sorvete. O motivo não é a contaminação do odor, mas o fato de que as bebidas em temperatura ambiente podem atrapalhar a temperatura do freezer, fazendo com que o sorvete fique mais propenso a derreter. Outro ponto importante é que bebidas geralmente são entregues em garrafas não higienizadas, causando risco de contaminação, especialmente se o sorvete já estiver aberto. Por isso, mais uma vez, utilize um freezer separado para os seus sorvetes - isso será suficiente para ajudar a evitar contaminações e também para deixá-lo congelado da maneira correta.
A limpeza do seu freezer deve ser constante, assim como a manutenção. É importante retirar todo o sorvete antes de começar a limpar, evitando que ele se contamine com os produtos de limpeza. A manutenção também deve ser periódica, com auxílio de um técnico especializado.
Se for possível, coloque todos os produtos em um outro freezer, faça a limpeza e a manutenção, espere o produto de limpeza evaporar e recoloque os sorvetes. Assim, você garante que nenhum odor vai interferir na sobremesa.
Na hora de manusear o seu sorvete, tente ser o mais delicado possível e sempre utilize utensílios que sejam apropriados para isso. Algumas colheres de sobremesa são as mais adequadas - além do mais, é importante molhá-la em um balde com água antes de servir o sorvete. Isso evita que ele endureça e perca a cremosidade. Outra dica legal é evitar fazer buracos no sorvete: a melhor forma de servir é raspando a parte de cima, mantendo a superfície sempre lisa. Quando fazemos buracos, o açúcar pode derreter, gerando aquele aspecto desagradável no fundo do pote.
Com os instrumentos adequados e cuidado, o sorvete poderá ser utilizado até o fim, sem risco de perder textura ou sabor.
Além da limpeza e da manutenção periódica que sugerimos, você também pode e deve fazer uma manutenção manual diária no seu equipamento. Uma boa dica é raspar o gelo que se forma na lateral, pois esse excesso pode acabar prejudicando o equipamento e até mesmo diminuindo sua vida útil.
Se a calda precisar de refrigeração, ela deve ser armazenada em uma geladeira separada. Outros produtos, como chocolates e doces, por exemplo, devem ser mantidos em temperatura ambiente, longe do sol e do calor. Para lojas abertas em cidades muito quentes, o ideal é ter um ar condicionado que mantenha a temperatura sempre amena, mesmo durante à noite.
Gostou das dicas que trouxemos? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!