Você provavelmente já ouviu falar no termo Gelato, utilizado por muitas marcas de sorvetes e até por sorveterias artesanais, no intuito de demonstrar que aquele produto é diferente de um sorvete industrializado ou daqueles que estamos acostumados a consumir ao ir ao mercado, por exemplo. Na prática, será que existe a diferença entre Gelato ou Sorvete? No texto de hoje, vamos te explicar o que significa cada um desses nomes, especialmente aqui no Brasil, onde essa diferença é um pouco mais solidificada. Veja abaixo!
Antes de mais nada, é muito importante explicar que Gelato é o nome dado na Itália ao que conhecemos por sorvete. Portanto, essa é a tradução mais ao pé da letra para sorvete em italiano.
É importante explicar que a diferenciação entre sorvete e Gelato acontece porque, na Itália, o sorvete tradicional conta com ingredientes diferentes do nosso sorvete abrasileirado, especialmente no que diz respeito à sua composição e até mesmo a forma de se produzir. E é por isso que algumas sorveterias e marcas importadas tendem a chamar seus produtos de Gelato e não de sorvete. A verdade é uma só: ambos são deliciosos!
Vamos às diferenças?
1- Ingredientes
O Gelato italiano é um tipo de sorvete mais natural, que tem como base matérias-primas mais frescas. Exemplo: grão de pistache, grão de avelã, além de frutas frescas, que podem chegar a 40% em sorvetes mais artesanais. Nas indústrias de Sorvete, o que se utiliza normalmente são os aromatizantes artificiais para dar o sabor esperado, além de outros ingredientes mais industrializados, como corantes artificiais. Na base do Gelato, utiliza-se o creme de leite fresco como fonte de gordura, para dar aquela cremosidade que adoramos, enquanto o Sorvete industrial costuma utilizar gordura vegetal, palma ou hidrogenada.
2- Incorporação de ar no Sorvete
Para quem não sabe, na produção de um Gelato ou de um Sorvete, o ar é um ingrediente muito importante. No caso do Sorvete industrial, temos até 110% de ar injetado para oferecer a textura necessária. Já no Gelato, a média de ar fica em torno de 35% a 40%. Com isso, temos texturas de produtos diferentes no quesito cremosidade. Para servir, você boleia um Sorvete e usa uma espátula para servir o Gelato, tradicionalmente.
Claro que ambos muito agradáveis, ficando a critério de cada um escolher a sua preferida!
Não necessariamente, tudo depende do paladar de cada pessoa. A diferença está nos ingredientes e na maneira de preparo, mas o resultado pode ser bom ou ruim para ambos.
O segredo para que um Sorvete ou um Gelato sejam muito saborosos é, além da pessoa quem está preparando, a qualidade dos ingredientes que são utilizados para cada receita e o balanceamento correto de cada calda base. A maioria dos brasileiros adora Sorvete e muitos nem nunca provaram o Gelato importado ou artesanal.
Busque bons ingredientes, independente da receita que pretende fazer para comercializar. Lembre-se de estudar bem sua calda base, faça corretamente o balanceamento de todos os itens. Os seus clientes estão procurando qualidade, sabor e cremosidade. Se você gosta do que faz e procura bons ingredientes para isso, as chances de sucesso são sempre muito maiores. Visite nosso site ou venha até a nossa Loja e confira quais são os principais produtos para produzir o seu sorvete!
Gostou de saber mais um pouco sobre o Gelato e o Sorvete? Compartilhe o texto com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso site!