Blog

Dia Nacional do Sorvete!

Dia Nacional do Sorvete!

Dia 23 de Setembro é um dia especial para os amantes do sorvete - neste dia, comemoramos o dia nacional do sorvete. A data traz à tona algo que todo mundo já está cansado de saber: o brasileiro e o sorvete combinam muito. Em um país com altas temperaturas, sol e praia, nada melhor do que um sorvete geladinho para refrescar.

O Dia Nacional do Sorvete chega junto com uma época que nós amamos muito, que é a primavera, início da temporada de calor e fim daquele frio que nos impede de curtir o ar livre do jeito que mais gostamos. Mas, por que dia 23 é a data escolhida para essa comemoração? Abaixo, vamos falar um pouco sobre isso. 

Por que o dia 23 de Setembro é o Dia Nacional do Sorvete?

O Dia Nacional do Sorvete foi criado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, a ABIS. E a data não foi criada de maneira aleatória, pois a ideia era coincidir com a primavera, no intuito de fazer com que as vendas do setor fossem aquecidas. A primavera é uma época excelente para os donos de sorveterias e afins, pois é um momento onde as pessoas se sentem mais dispostas a sair e consumir alimentos gelados. E o resultado foi muito bom, já que comemorar o Dia Nacional do Sorvete permite que a indústria crie novos sabores, estimula a abertura das sorveterias e anima as pessoas para dias mais quentes.

E qual a história do sorvete?

Mais do que comemorar o Dia Nacional do Sorvete, vale muito a pena saber um pouco da história desse que é um dos doces mais consumidos por aqui. O sorvete foi criado na China, há quatro mil anos, de uma maneira quase que não-intencional. Nessa época, o sorvete era mais parecido com uma raspadinha, em uma mistura de leite e arroz congelado. Logo, a nobreza passou a gostar muito da sobremesa, que era rara devido ao leite ser também muito difícil de conseguir. Também era difícil conservar o sorvete gelado até o verão, o que o deixava mais restrito aos que tinham como fazer isso em larga escala. Depois desse período onde o sorvete não era popular por causa da falta de acesso da maioria das pessoas, a sobremesa chegou à Europa, onde o explorador Marco Polo tratou de espalhar o sabor e a experiência divertida de se ingerir sobremesas geladas no verão.

Aqui no Brasil, o sorvete demorou muito mais para chegar, desembarcando em solo brasileiro apenas em 1834, com um navio americano que trazia blocos de gelo. Por incrível que pareça, o gelo durava meses nesses locais, o que tornou possível que a população do país experimentasse de tempos em tempos a delícia de um sorvete geladinho.

Comemorar o Dia do Sorvete vale a pena!

Esse é um dia especial, não apenas para os empreendedores que atuam com o sorvete, mas também para quem ama a sobremesa. É um momento de curtir a chegada da primavera com grande estilo e se lembrar do quanto é bom o calor do nosso país. Nós do Pontilhão Sorvetes comemoramos essa data anualmente com muita festa e Sorvete! Distribuimos sorvetes de massa ou picolés preparados por indústria parceiras para todos os clientes e passantes da Rua Cantareira, passa aqui e compartilhe esse convite com seus amigos e familiares. Até a próxima!




Dia Nacional do Sorvete!

QUE TAL RECEBER AS MELHORES OFERTAS EM SEU EMAIL?

Promoções, informações, atualidades, tudo o que você precisa saber sobre, novidades, tendências, estilo e muitas vantagens que você não pode perder. Assine agora!